Atraso de Segunda Dose de Vacina

Home Atraso de Segunda Dose de Vacina

Atraso de Segunda Dose de Vacina

Publicado em 19/05/2022

Neste painel apresentamos as análises referentes ao retrato atual do atraso na vacinação da segunda dose para a Covid-19 nas diferentes regiões geográficas do Brasil.

Na análise foram consideradas as pessoas em atraso de vacinação àquelas que ainda não tomaram a segunda dose da vacina após 15 dias do prazo previsto. Esse atraso pode comprometer seriamente a efetividade das vacinas em nosso território.

Dessa forma, é de extrema importância realizar esse monitoramento para promover ações que atuem de forma assertiva na resolução desse problema.

É importante ressaltar que caso haja demora por parte de algum município na atualização das informações de aplicações de vacina, algumas pessoas podem ser detectadas erroneamente como casos de atraso.

Situação do atraso na segunda dose no Brasil

Nos histogramas abaixo temos a frequência nacional de indivíduos por dias de atraso na segunda dose no dia 25 de outubro de 2021 e 7 de março de 2022, dividida em 4 faixas de atraso: de 1 a 15 dias, 16 a 30 dias, 31 a 90 dias e mais que 90 dias. No dia 25 de outubro tínhamos cerca de 13% de indivíduos em atrasos considerados extremos. No dia 7 de março de 2022, 63% dos atrasados deveriam ter tomado a segunda dose há mais de 90 dias.

Histograma atraso da segunda dose

Fonte de dados

Campanha Nacional de Vacinação contra COVID-19 — dados anonimizados fornecidos pelo Ministério da Saúde. Para mais informações sobre o banco de dados acesse aqui.