Apresentação

Home O Projeto Apresentação

O que é o VigiVac?

O Projeto VigiVac é uma iniciativa de vigilância digital que busca avaliar a efetividade das vacinas contra Covid-19 considerando diferentes grupos e contextos da população brasileira.

O monitoramento da efetividade das vacinas traz enormes benefícios para a saúde pública.
No cenário epidemiológico, entende-se que a infecção por Covid-19, bem como a eficácia das vacinas, podem apresentar diferentes comportamentos, que variam de indivíduo para indivíduo, a depender de aspectos como idade, fatores de risco, infecções prévias, dentre outros.

A iniciativa, que reúne especialistas de diferentes instituições de pesquisa do Brasil e do exterior, também procura estimar o atraso na vacinação da segunda dose, dose de reforço e, futuramente, presumir a necessidade de doses adicionais.

Para o monitoramento proposto, são avaliadas as diferentes vacinas administradas no Brasil — Pfizer, AstraZeneca, CoronaVac e Janssen —, tomando como referência três bancos de dados disponíveis na plataforma do DataSUS, o que possibilita estimar a efetividade destes imunizantes para os desfechos de infecções leves, graves e óbitos por Covid-19.

Importa ressaltar que estudos populacionais, como o proposto pelo VigiVac, geram ferramentas úteis aos gestores para a tomada de decisão sobre políticas públicas na área da saúde. Entre os dados gerados pela equipe de pesquisadores, estão informações sistematizadas referentes aos intervalos de doses do esquema primário, dose de reforço e doses adicionais para diferentes segmentos da população brasileira.

Busca-se, desta maneira, chamar a atenção para a necessidade de se completar o esquema vacinal primário com dose de reforço, ação fundamental para tentar conter a severidade da Covid-19 com a chegada de novas variantes.

Portanto, os objetivos do VigiVac são:

  1. Avaliar a efetividade das vacinas contra Covid-19 no Brasil;
  2. Estimar o atraso na vacinação da segunda dose e dose de reforço;
  3. Auxiliar gestores locais para a tomada de decisão sobre campanhas de vacinação.

Além disso, a disseminação das evidências científicas de qualidade obtidas por meio deste projeto é de extrema importância para munir a sociedade contra notícias falsas relacionadas às vacinas e ao negacionismo científico. Entende-se que estas práticas podem desestimular a população a se vacinar contra a Covid-19 e, portanto, devem ser combatidas.

Por fim, espera-se que o Projeto VigiVac possa atender tanto à comunidade acadêmica, no que diz respeito a investigações científicas multidisciplinares que trabalham com a problemática da Covid-19, quanto aos governantes, ao oferecer tratamento e interpretação de dados voltados para o direcionamento de políticas públicas.

Veja também:

Metodologia Planos de Análise e Códigos-Fonte